Casa inteligente já uma realizada: conheça a automação residencial

O termo casa inteligente está relacionado ao desenvolvimento de soluções de automação residencial e que oferece ao usuário conforto, segurança e muita elegância.

Uma casa automatizada também proporciona a acessibilidade que é tão importante nos dias de hoje, uma vez que possibilita o trânsito livre e sem impedimentos aos portadores de necessidades especiais.

De forma que, tanto o morador quanto o visitante, terá liberdade de locomoção e de fazer atividades simples como ascender e apagar luzes, ligar e desligar aparelhos.

Casa automatizada: como funciona na prática?

Da melhor maneira possível!

É um verdadeiro deleite para quem mora sozinho ou para quem mora em família.

Isso porque os recursos de automação residencial integram ambientes e objetos para facilitar a rotina da família.

Veja o que você pode fazer com um único comando:

  • apagar ou acender  as luzes de um ou mais cômodos,
  • iniciar o monitoramento da casa por câmeras de segurança,
  • abrir e fechar cortinas,
  • regular a temperatura do ar-condicionado, de acordo com a hora do dia,
  • abrir e fechar o portão da garagem,
  • controlar o acesso por biometria,
  • acionar  o alarme sem fio,
  • programar limpeza e o aquecimento da água da piscina e por em funcionamento o filtro,
  • preparar a temperatura da água do banho,
  • acionar as torneiras,
  • controlar os eletrodomésticos, entre eles, os do home theater, os do som, além de programar a geladeira, o forno, entre outros.

Uma casa automatizada permite uma forte redução no consumo de energia, uma vez que os equipamentos ficam inativos quando não tem necessidade de usá-los.

Somente em uma casa automatizada é possível reunir diversas funções em um único controle.

O que mais se destaca numa automatização residencial?

Inicialmente a segurança que está relacionada à biometria. Em seguida está os projetos de salas de cinema, o home theater. Em decorrência, a automação de iluminação, de cortinas, de ar condicionado, de som etc.

Outros itens que também são bastante procurados são àqueles que visam ao conforto, como, por exemplo, a comunicação entre familiares, que é realizada de qualquer cômodo da casa e, por fim, o controle remoto de todas as funcionalidades da casa.

Por que é melhor contratar uma empresa especializada em automação residencial?

Ao contratar uma empresa com expertise em automação residencial, como a Master Sound, você terá à sua disposição as melhores possibilidades e os melhores recursos de automação.

Somente os profissionais da Master Sound são capazes de adequar a casa às suas necessidades, por que além da segurança e efetividade do projeto, naturalmente você evitará despesas posteriores.

De maneira que a melhor decisão sempre é chamar a Master Sound para realizar o projeto de automação de sua casa.

Não somente por ser uma empresa com excelência e experiência em tecnologias de automação residencial, tampouco por trabalhar com as melhores marcas do mercado e, sim, e, sobretudo, pela confiança que somente a Master Sound oferece e que você perceberá imediatamente.

A Master Sound prima em conhecer o cliente, seus gostos, para só depois criar, elaborar, desenvolver e aplicar um projeto que cairá, como uma luva, ao seu gosto, à sua personalidade.

Quais são os pilares da casa inteligente?

sistema de audio e video

A ideia de casa inteligente é cada vez mais propagada nos meios de comunicação, despertando não só a curiosidade, mas também, o desejo de muitas pessoas que buscar tornar o dia a dia mais fácil e confortável, ao usufruir de seus imóveis ou lar.

Você sabia que esse conceito é apoiado em 3 pilares básicos?

Mentalize a seguinte cena:

você chega em casa depois do trabalho, e não precisa procurar pelas chaves, basta inserir sua digital no leitor biométrico da fechadura. A temperatura do banho no chuveiro é sempre perfeita, regulada de acordo com sua preferência.

Na cama, seus pés são aquecidos na noite fria, sem que você tenha que usar meias. Parece um sonho de um mundo perfeito? Não, caríssimo (a) leitor (a), é a mais pura realidade. São os benefícios de contar com um sistema de automação residencial, ou se preferir, facilidades que uma casa inteligente proporciona.

Tudo isso, graças a tecnologia, que por meio de dispositivos móveis, conectam e integram aparelhos e setores de uma casa, controlando as ações com o simples toque de botões.

Leia mais:  O que é automação residencial?

Para termos uma ideia, o sistema de automação residencial permite aos moradores os chamados 3 pilares de uma casa inteligente: economia, conforto e segurança.

3 pilares: economia, conforto e segurança

Já pensou, estar na cozinha e, pelo smartphone, desligar as luzes dos outros cômodos que estavam acesas e sem ninguém? Ou contar com sensores que só acendem as luzes quando detectam a presença das pessoas?

Ou ainda, acionar o ar-condicionado, um tempo antes de chegar em casa, para ir preparando o ambiente? E monitorar sua casa, mesmo que você esteja do outro lado do mundo?

Com uma casa inteligente é possível ter vantagens como:

  • Economia, com redução de custos de cerca de 30%, de acordo com matéria publicada no jornal Folha de São Paulo;
  • Conforto e facilidade para acionar via controle, desde o sistema de som em casa, e até mesmo, usufruir da melhor experiência em imagem ao assistir filmes ou jogos de futebol, por exemplo;
  • Segurança, ao ativar comandos que acendem luzes, mesmo quando não tiver ninguém em casa, câmeras de vigilância, e demais possibilidades.

Quero uma casa inteligente: como faço?

Fale agora mesmo com a equipe de atendimento da MasterSound e veja como podemos criar um projeto personalizado para deixar sua casa inteligente.

Sistemas que tornam uma casa inteligente

Dados divulgados em 2016 pelo site norte-americano TNW, estimam que até 2020, a tendência de dispositivos inteligentes em casas automatizadas deve dobrar.

Tendo como base a chamada Internet of Things, ou, em português, Internet das Coisas, um conjunto de vários sistemas aplicados em uma mesma residência é o que transforma uma casa comum, em uma casa inteligente.

Compreenda melhor o que é uma casa inteligente, os sistemas que proporcionam esta condição e quem pode ajudar você a tornar seu imóvel, automatizado.

O que é uma casa inteligente?

Na década de 60, uma série de desenho animado produzida pela Hanna-Barbera, chamada “Os Jetsons”, mostrava uma família que vivia amparada pelo forte uso da tecnologia, morando em uma casa que poderíamos considerar “automatizada” ou inteligente.

Esta série, originária dos anos 1962 e 1963, ilustra bem o conceito de casa inteligente, que até então era “realidade” apenas na ficção científica.

Entre os anos de 1966 e 1967, um engenheiro chamado Jim Sutherland concebeu o ECHO IV, um dispositivo inteligente que era capaz de realizar ações como controlar a temperatura, ligar e desligar objetos, entre outros. Em 1968, os pesquisadores Neimann e Marcus anunciam o Kitchen Computer.

Mas a maturidade do conceito de casa inteligente ganha mesmo força a partir dos anos 2000, sobretudo com o advento da internet.

Desta forma, podemos definir, em poucas palavras, que uma casa inteligente é aquela que permite o controle de ações variadas, por meio de dispositivos móveis. São casas conectadas, que facilitam as tarefas diárias, graças às conexões estabelecidas por sistemas integrados de áudio, vídeo, rede, iluminação e segurança, por exemplo.

Podemos citar 5 sistemas que tornam uma casa inteligente:

  • Áudio

Alta fidelidade de som, sistemas de multiroom conectados, e a trilha sonora preferida ecoando em todos os ambientes de uma casa, é possível, com a automação de áudio.

  • Vídeo

Transformar o ambiente da sala de estar, por exemplo, em uma sala de cinema, é possível hoje, graças aos sistemas de vídeo com imagens de alta resolução.

  • Rede

A implementação de projetos de rede de internet sem fio e compartilhamento de dados é mais um sistema capaz de transformar seu imóvel em uma casa inteligente.

  • Iluminação

Com a personalização da iluminação local, é possível customizar cenários, com apenas um toque.

  • Segurança

Proteção e conforto, junto da merecida tranquilidade, são fatores proporcionados com o sistema de segurança automatizado. Monitoramento em vídeo, bem acesso biométrico para fechar e abrir portas e portões, são algumas das vantagens oferecidas.

Leia mais:  Automação de ar-condicionado: eficiência e economia

4 soluções em automação residencial

O sistema de automação residencial consiste na integração e interação entre dispositivos eletrônicos relacionados à comunicação, transmissão de dados, iluminação, climatização, segurança, áudio e vídeo, interligados entre si, por meio de uma rede de comunicação.

Essa interação acontece devido aos microprocessadores presentes em dispositivos que agora são tão perceptíveis no cotidiano das pessoas.

Com o sistema de automação residencial, você realiza tarefas rotineiras a partir de uma programação prévia.

Segundo especialistas, os ambientes automatizados:

  • gerenciam as condições internas da casa, de maneira que pode até conhecer as preferências de seus habitantes;
  • conseguem identificar os moradores;
  • atentam à economia de energia elétrica, lançando mão de iluminação natural externa, mantendo níveis de conforto e segurança;
  • mantêm a segurança doméstica, usando recursos como alarmes, monitoramento, circuito fechado de TV, controle de acesso, biometria, alarme de vazamentos e incêndio;
  • oferecem entretenimento, como, por exemplo, um home theater e sistema de  áudio e vídeo bem distribuídos por toda a residência;
  • controlam a iluminação, ascendimento de luzes e economia de energia
  • controlam ar condicionado e aquecimento, ou seja, controlam a temperatura do ambiente;
  • oferecem serviços inteligentes, como acionamento de portas e cortinas automáticas.

Vejamos 4 soluções em automação residencial que certamente irão mudar sua vida para melhor.

#1 Controle de cortinas

O sistema de automação residencial permite o acionamento de cortinas e persianas proporcionando aos moradores uma grande conveniência, especialmente, quando integrado aos controles domésticos de iluminação e aos sistemas de entretenimento, por exemplo, o Home Theater.

#2 Controle de iluminação

O sistema de automação residencial de iluminação privilegia os detalhes arquitetônicos de sua casa, além de criar um clima bastante especial, seja ele romântico ou festivo.

O sistema permite ligar e desligar as luzes automaticamente, de maneira que, além de deixar sua casa bonita, protege-a contra intrusos.

Sem contar com a economia energética, uma vez que a intensidade de luz é regulada conforme a necessidade, e as lâmpadas não precisam ficar totalmente acesas como acontece normalmente. Assim, ocorre uma economia energética bastante evidente. Além disso, o controle de iluminação propicia iluminação adequada, caso você queira assistir a programas na TV ou ouvir musica.

#3 Sonorização de ambientes/Áudio e vídeo externos

Com o sistema de automação residencial, você ficará satisfeito em saber que poderá desfrutar de um local de entretenimento em sua casa. Ademais, você pode controlar o volume de áudio na casa toda. Sem contar com a possibilidade de fazer a integração da programação da televisão ser reproduzida em outros cômodos ou aplicativos.

#4 Home theater

Com o sistema de automação residencial, todos os recursos de seu Home Theater podem ser ligados de forma organizada e sistematizada, ou seja, você controla TV e Home Theater com apenas um controle.

Todo esse conforto também pode ser feito por intermédio de seu smartphone, tablet ou smartwatch.

Tal como toda a tecnologia, que no início parece ser coisa inatingível, com o sistema de automação residencial não será assim. Logo, logo ele estará em todas as residências.

Isso por que, com a expertise da Master Sound, é possível transformar sua casa em verdadeiro refúgio, com toda segurança e economia.

Isso é automação residencial!

O sistema de automação residencial proporciona conforto e conveniência para você. Pode-se dizer, sem sombra de dúvida, que é o maior e melhor dos sonhos de consumo que você possa ter.

Todavia, ele é perfeitamente alcançável.

O sistema de automação residencial será, em pouco tempo, uma necessidade vital a qualquer pessoa, pois não é só beleza e conforto, é também economia.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre automação residencial?

Então, está esperando o quê? Converse com a Master Sound e tenha projetos e soluções, do tamanho de suas necessidades.

Certamente você vai amar!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Master Cases de Automação Residencial e Corporativa

Soluções personalizadas para o ambiente dos seus sonhos!

Tire suas dúvidas
com um especialista em automação

Estamos disponíveis no WhatsApp:
(31) 98766-7273