Casa inteligente e sustentável

O que é uma casa inteligente?

Casa inteligente ou Smart Home é a casa que compreende sistemas avançados de automação residencial para facilitar a rotina dos moradores, controle e monitoramento do que ocorre na habitação ainda que de forma remota.

Os benefícios das casas inteligentes e sustentáveis vão além do conforto.

casa inteligente

Seu sistema de construção tem baixo impacto ecológico e ajuda o proprietário do imóvel a economizar nas contas de água e energia elétrica, com uso de painéis solares e um sistema de energia geotérmica que usa calor do interior da terra.

Gerenciadas por microprocessadores responsáveis por monitorar funções específicas de cada ambiente, as casas inteligentes e sustentáveis permitem ao usuário saber quanto de água ou energia elétrica está sendo desperdiçado em cada cômodo.

Também dá para programar as cortinas – ou persianas – de maneira que a luz natural do dia seja aproveitada ao máximo, ou seja, em casas inteligentes tudo é personalizado para atender as necessidades do usuário e promover conforto, segurança e, sobretudo, economia.

casa inteligente

As casas inteligentes possuem mecanismos sustentáveis como:

  • controle e gerenciamento de água potável e gás, controle de vazão, pressão e temperatura;
  • aproveitamento de águas pluviais, lavagem de quintal, carro, uso em caso de incêndio, descargas de banheiros e resfriamento de sistemas de ar condicionado;
  • detecção de vazamentos, mediante sensores;
  • tratamento de esgoto, remoção, transferência e tratamento;
  • e coleta seletiva e reciclagem do lixo.

Casas inteligentes com recursos sustentáveis podem ter um custo de 40% a mais do que construções normais, no entanto, em pouco tempo esse valor se paga e ainda gera recursos financeiros permanentes com a economia de energia limpa.

Além de não pôr em risco o meio ambiente, as características fundamentais de casas inteligentes e sustentáveis são combinações entre espaço físico, tecnológico e social que possibilitam o desenvolvimento de um projeto de automação personalizado.

Leia mais:  Automação de áudio e vídeo: quais são as possibilidades?

Como criar uma casa inteligente e sustentável?

Para se criar uma casa inteligente e sustentável tem de levar em conta a segurança, a prevenção de acidentes físicos e materiais, conforto e a comodidade.

casa inteligente e segura

Uma casa já construída pode sim se tornar casa inteligente, basta que o profissional faça ajustes e adequações necessários dos recursos.

Ao fazer o planejamento de casas inteligentes e sustentáveis, o profissional deve ter bastante cuidado quanto ao uso dos materiais empregados.

Todo o aparato, equipamentos, utensílios, ou seja, todo material usado nas construções, reformas e em projetos arquitetônicos devem ser cuidadosamente pensados para aproveitar ao máximo os recursos naturais, como os ventos e a luz solar.

De maneira incrível a casa inteligente e sustentável vai saber quem é o proprietário, onde ele está e o que ele deseja, sem que haja necessidade de falar qualquer coisa.

Um ponto a ser destacado é que a inteligência por trás da automação residencial, quer seja as casas inteligentes e sustentáveis estão cada vez mais acessíveis, especialmente com a possibilidade de começar automatizar aos poucos, com apenas alguns dispositivos.

Agora, se é possível imaginar casas inteligentes e sustentáveis com vida própria, sim!

Esse é o futuro!

Transforme seu lar em uma casa inteligente:

+55 31 98766-7273
+55 31 3261-7513

contato@msound.com.br
Showroom – Belo Horizonte
Rua Alagoas, 1460
Sala 804 – Funcionários
Belo Horizonte – MG
Showroom – Divinópolis
Rua Pitangui, 581
Bom Pastor
Divinópolis – MG


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Master Cases de Automação Residencial e Corporativa

Soluções personalizadas para o ambiente dos seus sonhos!

Tire suas dúvidas
com um especialista em automação

Estamos disponíveis no WhatsApp:
(31) 98766-7273