5 sistemas que tornam a casa inteligente

Dados divulgados em 2016 pelo site norte-americano TNW, estimam que até 2020, a tendência de dispositivos inteligentes em casas automatizadas deve dobrar.

Tendo como base a chamada Internet of Things, ou, em português, Internet das Coisas, um conjunto de vários sistemas aplicados em uma mesma residência é o que transforma uma casa comum, em uma casa inteligente.

Compreenda melhor o que é uma casa inteligente, os sistemas que proporcionam esta condição e quem pode ajudar você a tornar seu imóvel, automatizado.

O que é uma casa inteligente?

Na década de 60, uma série de desenho animado produzida pela Hanna-Barbera, chamada “Os Jetsons”, mostrava uma família que vivia amparada pelo forte uso da tecnologia, morando em uma casa que poderíamos considerar “automatizada” ou inteligente.

Esta série, originária dos anos 1962 e 1963, ilustra bem o conceito de casa inteligente, que até então era “realidade” apenas na ficção científica.

Entre os anos de 1966 e 1967, um engenheiro chamado Jim Sutherland concebeu o ECHO IV, um dispositivo inteligente que era capaz de realizar ações como controlar a temperatura, ligar e desligar objetos, entre outros. Em 1968, os pesquisadores Neimann e Marcus anunciam o Kitchen Computer.

Mas a maturidade do conceito de casa inteligente ganha mesmo força a partir dos anos 2000, sobretudo com o advento da internet.

Desta forma, podemos definir, em poucas palavras, que uma casa inteligente é aquela que permite o controle de ações variadas, por meio de dispositivos móveis. São casas conectadas, que facilitam as tarefas diárias, graças às conexões estabelecidas por sistemas integrados de áudio, vídeo, rede, iluminação e segurança, por exemplo.

Podemos citar 5 sistemas que tornam uma casa inteligente:

  • Áudio

Alta fidelidade de som, sistemas de multiroom conectados, e a trilha sonora preferida ecoando em todos os ambientes de uma casa, é possível, com a automação de áudio.

  • Vídeo

Transformar o ambiente da sala de estar, por exemplo, em uma sala de cinema, é possível hoje, graças aos sistemas de vídeo com imagens de alta resolução.

  • Rede

A implementação de projetos de rede de internet sem fio e compartilhamento de dados é mais um sistema capaz de transformar seu imóvel em uma casa inteligente.

  • Iluminação

Com a personalização da iluminação local, é possível customizar cenários, com apenas um toque.

  • Segurança

Proteção e conforto, junto da merecida tranquilidade, são fatores proporcionados com o sistema de segurança automatizado. Monitoramento em vídeo, bem acesso biométrico para fechar e abrir portas e portões, são algumas das vantagens oferecidas.

Leia mais:  Transforme a sua sala de televisão em uma sala de cinema

5 sistemas de automação residencial

O sistema de automação residencial consiste na integração e interação entre dispositivos eletrônicos relacionados à comunicação, transmissão de dados, iluminação, climatização, segurança, áudio e vídeo, interligados entre si, por meio de uma rede de comunicação.

Essa interação acontece devido aos microprocessadores presentes em dispositivos que agora são tão perceptíveis no cotidiano das pessoas.

Com o sistema de automação residencial, você realiza tarefas rotineiras a partir de uma programação prévia.

Segundo especialistas, os ambientes automatizados:

  • gerenciam as condições internas da casa, de maneira que pode até conhecer as preferências de seus habitantes;
  • conseguem identificar os moradores;
  • atentam à economia de energia elétrica, lançando mão de iluminação natural externa, mantendo níveis de conforto e segurança;
  • mantêm a segurança doméstica, usando recursos como alarmes, monitoramento, circuito fechado de TV, controle de acesso, biometria, alarme de vazamentos e incêndio;
  • oferecem entretenimento, como, por exemplo, um home theater e sistema de  áudio e vídeo bem distribuídos por toda a residência;
  • controlam a iluminação, ascendimento de luzes e economia de energia
  • controlam ar condicionado e aquecimento, ou seja, controlam a temperatura do ambiente;
  • oferecem serviços inteligentes, como acionamento de portas e cortinas automáticas.

Vejamos 5 sistemas de automação residencial que certamente irão mudar sua vida para melhor.

Controle de cortinas

O sistema de automação residencial permite o acionamento de cortinas e persianas proporcionando aos moradores uma grande conveniência, especialmente, quando integrado aos controles domésticos de iluminação e aos sistemas de entretenimento, por exemplo, o Home Theater.

Controle de iluminação

O sistema de automação residencial de iluminação privilegia os detalhes arquitetônicos de sua casa, além de criar um clima bastante especial, seja ele romântico ou festivo.

O sistema permite ligar e desligar as luzes automaticamente, de maneira que, além de deixar sua casa bonita, protege-a contra intrusos.

Leia mais:  Projetos com Arduino: como colocar sua ideia em prática

Sem contar com a economia energética, uma vez que a intensidade de luz é regulada conforme a necessidade, e as lâmpadas não precisam ficar totalmente acesas como acontece normalmente. Assim, ocorre uma economia energética bastante evidente. Além disso, o controle de iluminação propicia iluminação adequada, caso você queira assistir a programas na TV ou ouvir musica.

Sonorização de ambientes/Áudio e vídeo externos

Com o sistema de automação residencial, você ficará satisfeito em saber que poderá desfrutar de um local de entretenimento em sua casa. Ademais, você pode controlar o volume de áudio na casa toda. Sem contar com a possibilidade de fazer a integração da programação da televisão ser reproduzida em outros cômodos ou aplicativos.

Home theater

Com o sistema de automação residencial, todos os recursos de seu Home Theater podem ser ligados de forma organizada e sistematizada, ou seja, você controla TV e Home Theater com apenas um controle.

Todo esse conforto também pode ser feito por intermédio de seu smartphone, tablet ou smartwatch.

Tal como toda a tecnologia, que no início parece ser coisa inatingível, com o sistema de automação residencial não será assim. Logo, logo ele estará em todas as residências.

Isso por que, com a expertise da Master Sound, é possível transformar sua casa em verdadeiro refúgio, com toda segurança e economia.

Isso é automação residencial!

O sistema de automação residencial proporciona conforto e conveniência para você. Pode-se dizer, sem sombra de dúvida, que é o maior e melhor dos sonhos de consumo que você possa ter.

Todavia, ele é perfeitamente alcançável.

O sistema de automação residencial será, em pouco tempo, uma necessidade vital a qualquer pessoa, pois não é só beleza e conforto, é também economia.

 

Ficou interessado em ter uma casa inteligente? Converse com a Master Sound e tenha projetos e soluções, do tamanho de suas necessidades.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Master Cases de Automação Residencial e Corporativa

Soluções personalizadas para o ambiente dos seus sonhos!

Tire suas dúvidas
com um especialista em automação

Estamos disponíveis no WhatsApp:
(31) 98766-7273